03/05/2016

O segredo da Longevidade

Um dos factores mais interessantes sobre o exercício físico e a sua manutenção, é efectivamente o fato de ter o poder de aumentar o número de anos de vida de uma pessoa.E há pessoas que trabalharam para o comprovar.

O Instituto de Cancro dos EUA elaborou o gráfico abaixo, que nos mostra a influência das horas semanais de exercício físico sobre os anos de vida. A actividade física deverá acontecer a partir da idade adulta, e é manifestada após os nossos 40 anos.

Este impacto foi avaliado nos 3 grupos de BMI (Body Mass Index = Índice de Massa Corporal): Peso normal, Excesso de peso e Obeso. Ora, o resultado foi encontrado nos 3 grupos, no entanto teve um impacto maior no grupo com peso considerado.

No fundo, o que o estudo indica é que podemos aumentar a nossa esperança média de vida até 4,5 anos. E isto é uma óptima notícia! Pois temos o poder de controlar a nossa vida neste ponto também, e não só na nossa qualidade de vida.

US National Cancer Institute (650.000 pessoas investigadas)

Gráfico longevidade e exercíco físico

 

E porque é que isto acontece? Bem, a lista é bem grande, mas vou tentar resumir. O treino ajuda na saúde mental – alivia tensão, ansiedade, depressão e raiva; Na saúde física – baixa a pressão arterial, aumenta os níveis de bom colesterol, reduz o risco de AVC em 20%; Prolonga a saúde geral – mantém o bom funcionamento dos órgãos e do sistema imunitário.

A minha sugestão é treinar 2,5 horas semanais de intensidade moderada ou 1,25 de intensidade vigorosa. (Moderada: Conseguimos falar mas não cantar; Vigorosa: Só conseguimos dizer algumas palavras se pararmos um pouco)

Espero ter convencido os leitores inactivos que mesmo actividade física moderada vale a pena para uma maior longevidade, mesmo que não controle o peso.

Viviana Moita

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